domingo, fevereiro 06, 2011

Cabelos No Verão: Cuidados!



Ao começar o post com essa minha foto antiga bateu saudades do meu cabelão, que aliás foi preciso ser cortado por falta de alguns tratamentos. Agora que estamos no verão se aumenta mais ainda! Verão significa: férias, sol, piscina, praia e muito mais. Muita garotas não sabem o quê realmente é um risco ou não para suas madeixas nesse verão. E ficam em dúvidas na hora de tratá-los! Então nada melhor do que começar essa sessão de posts com os cuidados que você deve ter. Para poder desfrutar de tudo isso com muita responsabilidade e sem muita preocupação futura, devemos nos lembrar de tomar alguns cuidados específicos para esta estação.

Separei uma lista de 10+cuidados que sem dúvidas você deve ter:
1- Começando com um problema que eu mesma enfrentei a pouco tempo. É importante mantêr os cabelos e o couro cabeludo sempre bem limpos. No verão,o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborréia e no meu caso caspa. Mas nada que cuidados resolva!


2- Proteja seus cabelos das radiações solares. Estas radiações, não atingem só a pele também vão com tudo no cabelo deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágüe que tenham filtro de proteção solar. Lembrando também usar acessórios de cabeças com moderação e somente quando estiver bem secos, se não é outro motivo que pode causar a caspa.

3- Escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta. Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxágüe com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto de saúde. Mais embaixo nesse mesmo post eu indico alguns produtos!

4- Enxágüe bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água da piscina. E se você tiver química no cabelo assim como eu evite o máximo possível, pense assim "Alguns minutos de prazer, e horas de dor de cabeça". Seu cabelo agradece!

5- Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos. Ao contrário, podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina, deixando os fios mais fracos e suscetíveis às quebras.



6- Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los de uma a duas vezes por semana é uma boa. E vale lembrar que essa dica não é só pro verão, cabelo hidratado é cabelo feliz! hihi

7- Aproveite esta época do ano para relaxar. O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que por si só são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade. Relaxe, pratique exercícios físicos, conviva com pessoas que gosta. Estes hábitos deliciosos também contribuem para cabelos mais bonitos! Acredite.

8- Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, da piscina). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios! Aliás química demais em qualquer época danifica e arrisca a beleza dos fios. Depois vou falar mais sobre químicas aqui, me cobrem esse post, ok?

9- Evite manter os cabelos úmidos sempre amarrados ou presos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios. Caso precise realmente prender ou amarrá-los, recorra ao secador.

10- Tenha uma boa alimentação. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos. Logo, uma alimentação saudável além de sua saúde agradecer fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos.


Produtos:  

Filtros:

Novos produtos da linha Amend. Foto:Reprodução

De olho nessas necessidades a cima, a Amend lançou três filtros solares específicos para as madeixas, entre eles são:
Filtro Solar “Leave-On”, que protege, dá resistência e brilho aos sues cabelos, evitando o ressecamento e o desbotamento da cor. Basta aplicar na palma das mãos, espalhar sobre os cabelos limpos e pentear.

Gold Black Sun
é específico para os fios quimicamente tratados e cacheados. O produto é formulado para criar uma barra protetora contra os raios solares, tem uma ação antioxidante e repõe os lipídios capilares. Pode ser utilizado em cabelos naturais ou coloridos.

Hair Dry Defrisante promove proteção de longa duração e agrega a vitamina B5 e repõe lipídios e a umidade dos fios. Tem efeito anti-frizz e ação anti-radical livre e antioxidante.



Shampoos:



 1. Fortiplant, Natura / 2. Advanced Therapy Anti-frizz, Dove / 3. Silicon Planters Babosa e Jaborandi, Silicon / 4. Restauração Intensa Advanced Techniques, Avon / 5. No Frizz Queratina, Helcla . Foto:Reprodução

Depois de um banho de mar, sempre que possível, lave os cabelos com água doce e aplique creme sem enxágüe para desembaraçar melhor os cabelos e hidratá-los de uma maneira adequada.Se a preferência for um banho de piscina, por exemplo, não se esqueça de usar também produtos que forneçam uma barreira protetora aos seus cabelos, pois quando em contato com o cloro, a química usada em colorações, alisamentos e permanentes, podem provocar ainda mais ressecamentos e desidratações aos fios de cabelos.
Para as loiras essa atenção deve ser redobrada, pois além de deixar os cabelos fracos, o cloro pode modificar a coloração do cabelo, deixando-o com uma cor um tanto esverdeada.


1. Fortiplant, Natura / 2. Advanced Therapy Anti-frizz, Dove / 3. Silicon Planters Babosa e Jaborandi, Silicon / 4. Restauração Intensa Advanced Techniques, Avon /  
5. No Frizz Queratina, Helcla. 
 Dica Coringa: Em relação ao vento, ele pode retirar dos seus cabelos aquela proteção natural chamada queratina, deixando-os embaraçados e com fios arrepiados. Para evitar esse desagrado, use um gel sem álcool ou passe silicone nos fios. Outra opção também é fazer uma trança não muito apertada para que seu cabelo não fique muito exposto ao vento.


Cremes de tratamento:

   1. Creme de Tratamento Intenso, Seda / 2. Oléo-relax, Kérastase.  / 3. Vitamino Color, L’Oréal /4. Antiquebra, Elsève / 5. Máscara Intensiva, Swiss / 6. Fructis S.O.S., Garnier . Foto:Reprodução
1. Creme de Tratamento Intenso, Seda / 2. Oléo-relax, Kérastase. / 3. Vitamino Color, L’Oréal /4. Antiquebra, Elsève / 5. Máscara Intensiva, Swiss / 6. Fructis S.O.S., Garnier


Outras dicas básicas são:
- Lave sempre o cabelo com água morna;
- Evite usar chapinhas, baby liss e secadores, mas se for necessário use sempre em temperatura média;
- Use creme sem enxágüe;
-Não deixe para pintar o cabelo no alto verão, pois eles podem ficar manchados e ressecados;
-Não penteie os cabelos freqüentemente.

 Espero ter ajudado menins, breve farei a complementação desse post, 
falando sobre cores e derivados relacionado a cabelos para esse verão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou dessa postagem? Devia comentar.
Sua opinião é muito importante! (: