segunda-feira, abril 11, 2011

Fotografia: Luz!

A Luz é o elemento mais importante na foto. Existem 3 meios de manipular a luz pela câmera. E um depende do outro para a foto sair boa. Abertura; Exposição; e ISO. Se você tiver uma câmera com o modo manual (M) você vai poder manipular a luz das fotos. Se sua câmera não tiver esse modo, basta apenas essas dicas.   
 
Eu sempre preferi luz natural, procurando sempre fontes de luz com maior nível de branco, porque assim soa mais natural. Essa “luz branca” é mais comum em dias nublados que, na minha opinião, são os melhores dias para fotografar, pois não têm fonte direta de luz e são claros o suficiente para a o rosto ficar iluminado, sem formar sombras (principalmente embaixo do nariz, sobrancelhas e boca).

A fonte usada nessa foto foi uma janela, é interessante criar essa divisão claro-escuro   
Em fotos internas, uma boa dica é ficar perto de uma janela ou outra entrada de luz externa.


Sombras naturais são sempre bem-vindas. Não precisam ser tão acentuadas, como na foto. Procure iluminar uma lado do rotsto, e deixar o outro na sombra.

Uma outra tendência recente é o uso de flash estourado. Porém não exagere, e saiba que esse tipo de recurso só é válido se o flash que você for usar for de uma câmera DSLR.

Nessa foto foi utilizado o flash, mas não aquele integrado à câmera, era um
compacto externo. Note que não há sombra vindas do flash atrás. As bordas
foram escurecidas na edição.
 
Para não errar no flash:
Tente não criar sombras – apontando o flash 45-60 graus, a maioria dos flashes vêm com a medição em graus. Para melhorar o efeito, durante a edição vai umas dicas: Aumente a exposição, pra deixar o fundo claro.Caso granule a foto, crie efeitos vintage que caiem muito bem.   
 
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou dessa postagem? Devia comentar.
Sua opinião é muito importante! (: