sábado, junho 13, 2015

Inovando Cosplay #1: Como escolher o personagem ideal?

Para quem não sabe muito sobre, cosplay (que vem de "costume play") é a transformação de um figurino de personagem fictício para a realidade da maneira mais próxima possível. Na verdade não só o figurino, a ideia é sentir e viver o personagem por alguns momentos e passar até mesmo seu jeito em fotos, apresentações, etc. Geralmente a escolha surge quando você se identifica muito com o personagem, mas também há casos de que você goste muito porém não se identifique fisicamente, então cada detalhe é importante para ficar mais próximo do original.

Por fora - Facilita bastante quando há semelhanças entre você e o personagem, como cor e textura do cabelo, olhos, etc. Mas o cosplay não se limita a isso, pois claro como citei anteriormente pode haver um personagem que você se identifique muito porém não pareça na forma física. Para isso existem vários acessórios e truques, como maquiagem, perucas, lentes, etc. Vale tudo para chegar o mais perto possível do seu personagem favorito. Além de que também existem versões diferenciadas que a parte física não é levada em consideração, como versão feminina de um personagem masculino, tendo criatividade e respeitando a identidade pode ficar incrível. Mas cuidado, pois não adianta tentar sensualizar em tudo e perder a essência do personagem (isso acontece algumas vezes) e, na minha opinião, não rola.

Por dentro- Com certeza algo muito importante é a parte "lógica" das coisas. Para dar mais encanto e realismo ao personagem é importante agir como ele, principalmente com pose para fotos, e desenvoltura para apresentações, como a forma de andar e de se expressar. Por isso é importante ser um personagem que realmente você conheça, assista, acompanhe, saiba como é. Eu adoro observar cosplays quando vou para eventos como o SANA e sem dúvidas isso faz toda a diferença.

Detalhes - Algo importante também é a quantidade de detalhes na caraterização do personagem, se está no seu primeiro cosplay é melhor escolher um que seja mais prático possível e depois com o tempo vai avançando níveis. Posso dizer por experiência própria que até o que parece simples precisa de mais detalhes e dedicação do que você imagina, se quer realmente fazer algo bem próximo. Antes de realmente escolher observe e anote tudo o que será preciso comprar/confeccionar, etc. Pois às vezes observamos que algo é bem "prático" mas quando vai por em ação começa a ver as coisas que estão faltando e isso é um principal motivo para às vezes um cosplay nunca sair do lugar. Então, pesquisa direitinho, anota todos os itens, acessórios que serão necessários e ai podemos ir para a próxima parte que é onde achar, e quais os melhores preços, que falaremos depois! Até o próximo post. =*

Lembrando que não sou nenhuma profissional do assunto, comecei essa série para dar dicas do que observo e acho. E também procurar compartilhar cada coisa que for aprendendo já que sempre tive muita vontade e atualmente estou planejando o meu primeiro cosplay. Se alguém que seja mais experiente estiver lendo esse post e quiser acrescentar dicas, vou adorar ler é só comentar aqui embaixo.


2 comentários:

  1. Tenho um desejo gigantesco de fazer cosplay da versão feminina do Zoro (One Piece), mas não sei se combinaria. Já tentei pensar em muitos cosplays que talvez pudessem combinar comigo, mas nunca acho. O mais próximo de mim foi o Zoro e apenas por causa da personalidade agressiva T.T
    http://exalandopurpurina1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaaaaz <3 Gostei, bem original. Nos eventos nunca vi esse cosplay feminino, mas agora dei uma jogada no google e vi uns exemplos bons para inspiração! Acho que se o personagem te inspira tanto e gosta disso, devia fazer siiiim viu.
      Se fizer, depois me mostra? Beeeijo. =*

      Excluir

O que achou dessa postagem? Devia comentar.
Sua opinião é muito importante! (: